terça-feira, 29 de setembro de 2009
Rios e Rios...
sábado, 26 de setembro de 2009
Artigo escrito para a revista "Lar Cristão" em 2000.
“Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia.”
ISAÍAS 51: 3.
Quero trazer uma mensagem de esperança a todos aqueles (pai ou mãe) que de repente se viram com a responsabilidade de criar e educar seus filhos sozinhos, por motivos alheios à sua vontade (viuvez, separação, divórcio, abandono), e que viram seus planos de vida alterados de forma significativa.
Há, hoje em dia muitos lares dirigidos por somente um dos cônjuges, e em sua esmagadora maioria estes lares são sustentados, cuidados, supridos, nutridos e aconchegados por mulheres sós, como tem sido nossa situação nos últimos 12 anos.
Tivemos que aprender a lidar com um novo modelo de família, que não a tradicional, instituída por Deus.
Não creio que este novo modelo de família estivesse nos planos de Deus para conosco, após 5 anos de namoro, 2 de noivado, e 12 de casamento; no entanto, Ele permitiu que houvesse esta ruptura em nosso lar, assim como em tantos outros. O importante é ressaltar, que apesar de tudo, continuamos a ter um lar e a ser uma família, só que agora diferente, composta de mãe e três filhos.
Logo no início o caos se estabelece nestes lares. São tantas novas responsabilidades que achamos impossível realizá-las de forma satisfatória. Sentimos medo da nova situação, e para completar, estamos muito machucados e com raiva porque o outro se foi, quebrando promessas e desmanchando sonhos há tanto tempo acalentados. Os filhos ficam magoados, perdidos, e acham que têm uma parcela de culpa em tudo o que esta acontecendo, e logo passam a somatizar suas tristezas, saudades e dores, e muitas vezes adoecem.
O cônjuge que ficou com os filhos logo percebe que o orçamento doméstico nunca bate, e que por mais que planeje e economize, as saídas são sempre maiores que as entradas. É quando ele compreende que tem que procurar um novo emprego, agora de tempo integral; caso não tenha uma boa formação acadêmica, invariavelmente acabará fazendo parte do setor informal da nossa economia, com os famosos "bicos": aulas particulares, artesanato, vendas de cosméticos, bijuterias, folheados, biscoitinhos e tudo o mais que a criatividade e o “jeitinho” brasileiro permitirem.
No caso das mulheres mais novas, se quiserem ir à luta para conquistar um bom lugar no mercado de trabalho, acabam tendo de deixar os filhos nas mãos de empregadas, TVs ou vídeo games. Se por outro lado optam por cuidar dos filhos e aguardam os mesmos crescerem, já não têm mais as mesmas chances e oportunidades, por estarem mais velhas, e sem a experiência daqueles que permaneceram no mercado de trabalho, e passaram por um processo de atualização constante.Esta é uma decisão muito difícil, e para que não traga sentimentos de arrependimento, revolta ou amargura, só deve ser tomada após muita oração.
Em meio a tantas mudanças, o nosso consolo é que Deus em sua infinita graça tem um plano para nossas vidas, e que embora tenhamos pegado um atalho diferente daquele que Ele planejou para nós, ELE quer assumir novamente o controle, se assim o permitirmos.
Nossa família é testemunho vivo do Seu amor para conosco. Foram muitas noites em claro (com 3 filhos, sempre tem alguém doente), muitas renúncias em diversas áreas da minha vida e das vidas dos meus filhos, muito trabalho braçal (levar e buscar em festinhas, encapar livros e cadernos de 3, levar em médicos e dentistas, supermercados, bancos, trabalho, etc...), muitas responsabilidades, e um caminho longo e solitário nas tomadas de decisões; e em todas as vezes que achei que a minha força havia acabado, DEUS ESTAVA LÁ!
Chega um momento na nossa vida, em que já não é mais tão importante quem fez o quê conosco, mas sim o que estamos fazendo com o que eventualmente nos aconteceu. Aceitar e abençoar nossas “circunstâncias” é uma arma poderosa para que haja a transformação. Quando começamos a abençoar a situação em que nos encontramos, inicia-se naturalmente um processo de cura interior. Todo sentimento de inadequação (em um mundo em que quase tudo gira em torno de “casais e suas famílias perfeitas”), acaba sendo diluído na companhia de familiares, amigos e filhos queridos.
É preciso colocar DEUS sempre em primeiro lugar nas nossas vidas e nas tomadas de decisão.(Este PAI nunca está ausente!) Buscá-lo a cada dia, e cultivar uma vida de muita oração e paz interior. É importante também manter comunhão com o corpo de CRISTO, pertencendo a uma igreja ou a um grupo de oração e estudos, tendo sempre em mente que o ESPÍRITO SANTO é Consolador. Acima de tudo, queridos, confiem nas promessas do SENHOR!
“Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.
Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.”
SALMOS 126:1 a 3
Amém!
Neli Archêro de Araujo
.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Janela Indiscreta...
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Distance...
sábado, 19 de setembro de 2009
Joy to my soul!
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Amigos...
(frase tirada da Net)
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Cotidiano...
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
And then one day...
.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Parabéns, Carminha!
domingo, 13 de setembro de 2009
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
O Meu Amor Existe - Jorge Palma
"Fusion" by Ghislaine Segal
“O meu amor tem lábios de silêncio
E mãos de bailarina
E voa como o vento
E abraça-me onde a solidão termina.
O meu amor tem trinta mil cavalos
A galopar no peito
E um sorriso só dela
Que nasce quando ao seu lado eu me deito.
O meu amor ensinou-me a chegar
Sedento de ternura
Sarou as minhas feridas
E pôs-me a salvo para além da loucura.
O meu amor ensinou-me a partir
Nalguma noite triste
Mas antes, ensinou-me
A não esquecer que o meu amor existe.”
Jorge Palma
.
Bom fim de semana a todos!
beijinhos carinhosos,
neli
.
Deixo aqui o link, que o amigo Dragão Vila Pouca mui gentilmente nos deixou,
para quem quiser ouvir a música no youtube.
.
http://www.youtube.com/watch?v=wRZ9HsGkyZk
.
Obrigada, Dragão!
.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Liberdade
“Liberdade” ou “Mulher com Pássaro” by Edina Sikora
.
Sou como este pássaro,
Que pousa em minha mão.
Sem liberdade,
Não sou nada não!
E cada vôo é um recomeço...
Muitas terras,
Tantos mares.
Gente boa,
Novos lugares.
Minha intuição
Eu obedeço.
E em vôo livre,
Volto ao lugar
Onde pertenço.
Só assim me reconheço!
neli araujo
2009